top of page

Crianças

As crianças são muito sensíveis e absorvem a carga emocional das situações que as rodeiam. Muitas vezes, elas não sabem como lidar com o que escutam ou vivenciam e a única maneira de exteriorizar seu desconforto interno é por meio de mudanças de comportamentos e atitudes, visto que, quando ainda não temos completo domínio da linguagem para uma comunicação totalmente clara, são nossos atos que falam por nós e os adultos não podem virar as costas para esses sutis (porém sinceros) pedidos de ajuda. Nesses momentos, procurar um psicólogo pode ajudar a traduzir o sofrimento interno da criança, facilitando a comunicação e a troca desta para com a família, a escola e a sociedade da qual faz parte.

Adolescentes

A adolescência é um período marcado por mudanças. É a fase na qual a pessoa foca a sua atenção e esforços em si mesma de modo a estruturar sua identidade. Com isso, ocorrem os conflitos familiares, nos quais o adolescente se recusa a ceder às regras e normas pré-estabelecidas e sai em busca de trilhar o próprio caminho e levar uma vida de maior autonomia. É um período marcado por sentimentos de onipotência e indestrutividade, de modo que o jovem se sente capaz de tudo e não vislumbra futuro, ou seja, vive o aqui e o agora. A psicoterapia entraria como um espaço para que esse indivíduo possa expressar todas as mudanças as quais vem vivenciando (sejam elas físicas, internas ou sociais) e possa lidar com tudo de maneira mais equilibrada, tomando consciência de quem é e do que almeja. Melhorando a percepção de si e tendo clareza de seus anseios e desejos, o jovem relaciona-se melhor com quem está se tornando e, consequentemente, a convivência com as pessoas que fazem parte da sua vida se dará de forma mais amena e tranquila.

Adultos

Quando adultos somos assolados por inúmeras responsabilidades que abrangem diversas áreas da nossa vida (seja no aspecto pessoal, social ou no trabalho) e, muitas vezes, não conseguimos responder as demandas com as quais nos deparamos. Isso pode gerar problemas de saúde como depressão, ansiedade e muitos outros nomes que escutamos com frequência. Não obstante, temos que lidar com conflitos internos que, na maior parte do tempo, mantém-se escondidos aguardando a mais sutil oportunidade para emergirem, gerando incômodos que se fortificam com o passar do tempo. Sendo assim, buscar tratamento psicológico ajudaria o indivíduo a enfrentar esses embates que impedem seu pleno desenvolvimento interior, de modo a torná-lo mais ativo e seguro com relação às decisões que dizem respeito a si próprio, favorecendo maior bem-estar e equilíbrio nos diferentes âmbitos da vida.

Newsletter

Inscreva-se na Newslwtter e fique por dentro das novas postagens do Blog

bottom of page